Linhas de Pesquisa

Avaliação de Águas Superficiais

Esta linha de pesquisa visa à avaliação da qualidade das águas e o impacto ambiental de caráter antrópico sofrido por corpos hídricos da Bacia Hidrográfica Guandu, especificamente aqueles situados na porção sudeste da bacia, cobrindo áreas pertencentes aos bairros de Guaratiba, Sepetiba, Campo Grande, Santa Cruz e adjacências, todos localizados na Zona Oeste do município do Rio de Janeiro.

Esses rios desaguam na Baía de Sepetiba, da qual são importantes fontes de aporte fluvial, e apresentam características diversas, desde aqueles que atravessam áreas densamente povoadas e urbanas (e que sofrem grande impacto antrópico), até os que cruzam áreas pouco povoadas e rurais. Tendo em vista que a região de deságue desses rios é um extenso manguezal, fonte e destino de diversas formas químicas e biológicas ligadas à vida aquática e terrestre, é muito importante avaliar o impacto causado pelas atividades antrópicas sobre essa área.

Além disso, observa-se nos últimos anos um aumento nos despejos sanitários (não tratados) e industriais nesses rios, devido à franca expansão da ocupação habitacional observada nesse período em diversos bairros da região - muitas vezes de forma desordenada e sem planejamento urbano - associada à instalação de novas indústrias e à intensificação do comércio e da ampliação de moradias em outros bairros.

Pretende-se, então, elaborar um estudo detalhado da qualidade das águas desses rios para obter-se um panorama mais claro de suas fontes poluidoras. Para alcançar tal finalidade, estão sendo avaliados diversos parâmetros físicos (temperatura, por exemplo), químicos (como a concentração de elementos-traço), físico-químicos (entre eles, o potencial de oxirredução) e microbiológicos (coliformes termotolerantes), assim como alguns outros de caráter ambiental (como a pluviosidade), de modo a se traçar um panorama da situação desses corpos d'água.

Espera-se, a partir da obtenção de tais resultados, promover a obtenção de dados que possam contribuir para a gestão dos recursos hídricos da Região Hidrográfica Guandu, a partir da implantação de um sistema de informações sobre os recursos hídricos da bacia estudada e que, desta forma, possa ser viável conhecer melhor o panorama dos impactos ambientais sofridos por essa bacia, de modo a subsidiar futuras ações em busca de soluções para a visível degradação dos corpos hídricos dessa região.


Desenvolvimento de Ensaios para Uso em Química Ambiental

Nesta linha de pesquisa busca-se a elaboração e o aprimoramento de procedimentos associados ao estudo da qualidade e do tratamento de águas superficiais, a serem aplicados nas demais linhas desenvolvidas pelo grupo. Esses ensaios são desenvolvidos em parceria com pesquisadores da área de Química da UERJ e da UFRRJ, que atuam como colaboradores externos do NPQA.

Os trabalhos de pesquisa que estão sendo desenvolvidos neste projeto servem de apoio a disciplinas do Curso Técnico em Química da ETESC, especialmente àquelas pertencentes à base tecnológica do curso, numa perspectiva de proporcionar ao nosso aluno uma formação profissional contextualizada, prática e atual.

Para isso, os procedimentos operacionais implantados para execução dos processos de coleta e análise de amostras, assim como os resultados obtidos, servem de base para o desenvolvimento de trabalhos práticos de caráter exploratório, que permitem aos alunos investigarem tópicos apresentados em diversas disciplinas do curso, a partir de uma proposta de trabalho paralela ao desenvolvimento desses conteúdos.

Tal abordagem possibilita um maior estímulo do interesse dos alunos pelos conteúdos discutidos em aula, além de, simultaneamente, despertar neles o aspecto investigativo e de busca pelo conhecimento.

Educação Ambiental e em Química

À esta linha de pesquisa estão associados o desenvolvimento de metodologias aplicadas ao campo científico-tecnológico e educacional, a divulgação de informações ambientais e a capacitação de recursos humanos. A pesquisa de metodologias é realizada em parceria com docentes de Licenciatura em Química da UERJ e da UFRRJ, que também atuam como colaboradores externos do NPQA.

A partir da obtenção dos resultados da pesquisa de avaliação da qualidade de águas superficiais, espera-se ser viável conhecer melhor o panorama dos impactos ambientais sofridos pela porção da Bacia Hidrográfica Guandu estudada, de modo a subsidiar futuras ações em busca de soluções para a visível degradação dos corpos hídricos dessa região. Para isso, pretende-se pesquisar metodologias de trabalho que apoiem os estudos a serem desenvolvidos na área de Educação Ambiental.

Também faz parte do escopo desta linha de estudo a pesquisa, a elaboração e a avaliação de procedimentos experimentais na área de Química, bem como a aplicação dos mesmos em aulas práticas, principalmente de cursos técnicos, de forma a estimular a pesquisa e o desenvolvimento de aulas experimentais que contribuam para a formação profissional dentro de princípios da Química Verde. 

Ao se buscar por um crescente conhecimento dos aspectos ambientais da região em que o NPQA está inserido, bem como a divulgação e conscientização dos diversos agentes envolvidos na preservação e recuperação dos corpos hídricos locais, há muito tempo severamente impactados pelo crescimento industrial e urbano observados nos diversos bairros da Zona Oeste do Rio de Janeiro, espera-se que, ao se tornarem públicos os resultados deste projeto, isso permita que a população da região conheça o estado da qualidade das águas da bacia em que a mesma se insere, não apenas diretamente a partir da página na internet do NPQA, mas também através de uma rede de educação ambiental que se pretende criar com diversos parceiros que compartilham tal interesse.

Essa linha também permitirá o início do desenvolvimento de um projeto de educação ambiental na escola, em conjunto com associações civis, de modo a alcançar a população usuária das águas, e irá colaborar com a inserção de alunos do Curso Técnico de Química nas áreas relacionadas com Educação em Química, propiciando um primeiro contato deles com uma possível graduação em Licenciatura em Química, por exemplo.


Processos de Tratamento de Água e de Efluentes Industriais

Esta linha de pesquisa encontra-se em fase embrionária e envolverá o estudo de novas tecnologias no tratamento de água e de efluentes industriais, através da qual se pretende buscar por um maior controle sobre os resíduos decorrentes de processos produtivos gerados no âmbito da Zona Oeste do Rio de Janeiro por pequenas e médias empresas, principalmente. A partir do desenvolvimento de operações e processos de tratamento de efluentes líquidos que sejam mais adequados ao porte destas empresas, espera-se contribuir para o desenvolvimento sustentável da região. De forma semelhante, a partir de estudos relacionados com o tratamento de águas, principalmente aquelas provenientes de captação de águas pluviais, de fontes de água subterrâneas (poços) e de reuso, se almeja a disseminação de técnicas mais adequadas de tratamento para uso doméstico e de pequenas empresas locais.

Também se espera oferecer às empresas da região o acesso a um ambiente propício para a implantação de projetos de pesquisa e desenvolvimento em áreas de interesse comum que contribuam para uma melhoria de seus processos operacionais ou dos resultados por elas obtidos, alavancando o desenvolvimento da economia da região. Isso permitirá o estreitamento das relações da ETESC com as empresas, ampliando as possibilidades de oferta de emprego aos seus formandos através de uma melhor capacitação tecnológica e de uma inserção inicial por meio de estágios supervisionados.

© 2016 Núcleo de Pesquisas em Química Ambiental - ETESC
Powered by Webnode
Create your website for free! This website was made with Webnode. Create your own for free today! Get started