Histórico

Núcleo de Pesquisas em Química Ambiental (NPQA) foi idealizado pelo Prof. José Lucas Alves Neto após a implantação do Laboratório Didático de Química da ETESC no ano de 2007. Com a aquisição da infraestrutura laboratorial necessária ao desenvolvimento de pesquisas e o início, por parte do Prof. José Lucas, do curso de doutorado em Química Ambiental no Instituto de Química da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no ano de 2009, deu-se início a trabalhos que resultariam, anos depois, na formalização do NPQA como grupo de pesquisa. O tema daquela tese, a avaliação de um corpo hídrico superficial que corta a Zona Oeste do município do Rio de Janeiro, serviu como base para a formulação da ideia principal que se encontra por trás do foco de pesquisa do grupo.

Análise de águas - Cooperação ETESC-UERJ
Análise de águas - Cooperação ETESC-UERJ

Desde 2008 foram desenvolvidos trabalhos individuais dos membros do grupo, a partir de esforços individualizados e não coordenados, mas que serviram de apoio ao delineamento dos objetivos ora implementados no NPQA. Desde sua germinação, o NPQA conta com o apoio do Prof. Fábio Merçon, do Instituto de Química da UERJ, e, posteriormente, do Prof. Evelton Casartelli, do Departamento de Química da UFRRJ. A partir da transferência de tecnologias e de conhecimentos sobre as diversas áreas que compõem o foco das pesquisas do NPQA, a colaboração daqueles pesquisadores tem-se mostrado imprescindível para o aprimoramento do grupo.

A partir de 2009 iniciou-se a busca por apoio à formulação dos trabalhos a serem desenvolvidos pelos docentes do NPQA, inicialmente a análise de águas superficiais da Bacia Hidrográfica Guandu, que cobre a região geográfica onde a ETESC se insere, e o desenvolvimento de ensaios analíticos para fins científicos e educacionais. Nesse sentido, diversos projetos foram escritos em parceria entre o Prof. José Lucas (ETESC) e o Prof. Fábio Merçon (UERJ), e que deram suporte financeiro à aquisição de equipamentos e materiais diversos necessários ao desenvolvimento dos trabalhos conjuntos entre estas instituições.

Finalmente, em 2016 houve a consolidação do NPQA de modo definitivo, após o aporte inicial de verba proveniente de apoio financeiro oriundo de projeto submetido ao Comitê da Bacia Hidrográfica Guandu e da obtenção de bolsas de iniciação científica júnior advindas de projeto aprovado junto à FAPERJ, fatos estes que permitiram a formalização do grupo e o início formal de seus trabalhos.


© 2016 Núcleo de Pesquisas em Química Ambiental - ETESC
Powered by Webnode
Create your website for free! This website was made with Webnode. Create your own for free today! Get started